TI 2012

Colégio Militar de Porto Alegre

Ano: 8º
Turma: 803

Grupo:
Caroline J.
Ignácio
Monticelli
Ocampos
Pedro Reis
Pezda

Tema: Os Perigos da Sociedade Contemporânea.
Subtema: Bullying


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bullying nas Notícias: O Massacre de Columbine

            O Massacre de Columbine ocorreu no dia 20 de abril de 1999, 17 dias para encerrar o ano letivo em Columbine, uma universidade no Condado de Jefferson, no Colorado,  estado das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos. Neste dia, dois alunos vítimas de bullying pelos colegas atletas, Harris e Klebold, atiraram em vários colegas e professores, antes de se suicidarem.
    Columbine era uma instituição americana conhecida pelo bom ensino e por não registrar casos de violência, assim como privilegiava os jogadores dos times de futebol americano, basebol e basquete. Isso foi uma das causas do ataque.
    Harris e Klebold vinham planejando este ataque a cerca de um ano. Acredita-se que eles adquiriram sérios problemas psicológicos causados pela provocação dos atletas de Columbine, pois eram alunos que não possuíam nenhum  contato com o esporte, apenas com a informática. Harris e Klebold possuíam um diário, onde relatavam seus planos, desabafos e ódios. Harris acreditava sentir-se como Deus, onde todos estariam abaixo dele. Já Klebold reletava sua depressão e seu desejo de suicídio.
   Conseguiram seu arsenal e receita de bombas pela internet. 
Treinavam os disparos em garrafas nos seus quintais nos fins de semana. 

Os alunos-vítima chegaram à universidade vestidos de um manto preto, que escondia as armas e bombas que iam utilizar. Chegaram e colocaram suas mochilas no refeitório com cerca de 9 quilos de bomba. Eles entraram pela escola no lado oeste sacaram suas armas e partiram para o tiroteio. Exatamente cinco minutos depois, já tinham matado 10 pessoas e ferindo 12. Após 40 minutos de tiroteio com a polícia, recrutada pelos alunos, Harris e Klebold são encontrados mortos na biblioteca.
    Essa carnificina histórica começou devido ao bullying sofrido por estes dois alunos há anos, onde não procuraram ajuda e desenvolveram problemas psicológicos, depressão e pensamentos suicidas, dentre outras grandes consequências que o bullying  traz.



PARA VER A SIMULAÇÃO DO MASSACRE, clique aqui.

Imagem dos mortos no Massacre de Columbine.

Harris e Klebold, autores do Massacre de Columbine.

Texto adaptado de: Wikipédia
Imagens retiradas de: ierichsixx e sinistroaoextremo