TI 2012

Colégio Militar de Porto Alegre

Ano: 8º
Turma: 803

Grupo:
Caroline J.
Ignácio
Monticelli
Ocampos
Pedro Reis
Pezda

Tema: Os Perigos da Sociedade Contemporânea.
Subtema: Bullying


sábado, 4 de agosto de 2012

Como saber se estou sofrendo bullying? Como se sente a vítima?


As vítimas de bullying se tornam reféns do chamado “jogo do poder instituído pelos agressores”. Por vergonha, por acharem que são culpadas e que merecem os apelidos ou por falta de oportunidade de diálogo, sofrem sozinhos e calados, acreditando na falsa crença de que essa postura é capaz de evitar possíveis retaliações dos agressores e (no caso do bullying com crianças na escola) que assim evitam a decepção dos pais de ter um filho(a) frágil, covarde e não popular, tornando mais complicado identificar se a ele(a) sofre essas agressões. Só se consegue notar quando acompanha-se o cotidiano do agredido.
A informação sobre o comportamento da vítima deve incluir os diversos ambientes que ela frequenta. Na escola, por exemplo, isola-se do grupo de colegas e procura se manter perto de adultos que possam protege-la, falta frequentemente, nas atividades em grupo é sempre a última a ser escolhida ou é excluída, se desinteressa das atividades e tarefas escolares. Já em casa, muda de humor repentinamente e apresenta diversas desculpas para não participar das atividades que envolvem grupos, como ir à escola.
Conforme o livro “Children and Bullying – How Parents and Educators Can Reduce Bullying at School” do especialista Ken Rigby, estima-se que 50% dos meninos e 35% das meninas que disseram ter sofrido bullying não contaram aos pais. O livro também indica alguns sinais que podem indicar que a criança/adolescente está sofrendo bullying:
Físicos - machucados inexplicados, arranhões, cortes, roupas ou pertences rasgados ou danificados.
Psicossomáticos (a pressão de problemas psicológicos causam problemas físicos) - Dores não específicas, dor de cabeça, dor de barriga, aftas.
Comportamentos relacionados à escola - medo de ir ou voltar andando da escola, mudança de rota para a escola, medo de pegar o ônibus escolar, pedir para que os pais levem para a escola, deterioração no trabalho escolar (baixo rendimento, queda nas notas), chegar em casa com muita fome (porque pegaram o dinheiro do lanche), relatar perda de objetos, pedir ou pegar dinheiro (para pagar ao bully).
Mudanças no comportamento social - ter menos amigos, não querer sair, ser convidado com muito menos frequência.
 Indicadores emocionais - parecer chateado, infeliz, solitário, choroso, estressado, se tornar retraído e deprimido, pensamento suicida, mudanças de humor inesperadas.
Comportamentos preocupantes – irritabilidade e explosões temperamentais, parar de comer ou comer demais, não conseguir dormir, pesadelos, fazer xixi na cama, gritar durante o sono.
Indicadores de saúde ruim – estar geralmente cansado ou abatido, ter pouca resistência a infecções e doenças recorrentes, ameaçar ou tentar suicídio.
            Quem sofre bullying sente-se excluído, desrespeitado, tratando-se com inferioridade influenciando na sua vida emocional, social e profissional, não só durante as agressões, mas também por muitos anos no futuro se não passar pelo tratamento certo.

Bullying nos cinemas: Elephant (2003)



Elephant é um filme norte-americano de 2003, feito por Gus Van Sant. Conta à história de dois adolescentes, estudantes de Portland, no estado de Oregon, nos EUA, que partem para a escola, onde são protagonistas de uma grande tragédia.
Esse filme foi inspirado no Massacre de Columbine( já citado anteriormente em nosso blog), onde dois alunos, vítimas de bullying, entram em sua escola, no Colorado, com armas de fogo, atirando contra professores e estudantes.

Para ver o filme, clique aqui. 


Texto adaptado de: Wikipédia

Onde ocorre o bullying?


   Onde há uma interação humana, tanto harmoniosa quanto desarmoniosa, pode ocorrer a prática do bullying, tais como: escolas e universidades, famílias, vizinhos, local de trabalho, redes sociais, dentre outros locais.
                              *            -Bullying escolar:­

 O bullying escolar se tornou um problema global e teve mais importância aos pesquisadores logo após o surto de portagem de armas em colégios. Ele ocorre quando a supervisão adulta é mínima ou nula. Este tipo de bullying pode ocorrer em qualquer escola, seja particular ou pública, rural ou urbana.




                          



A questão é: Por que o bullying  ocorre, em grande parte, nas escolas?

Os estudantes infantis e adolescentes entram na escola desprovidos de educação, onde não sabem o limite de tal ação e estes terão que aprender com a convivência, até porque ninguém possui a habilidade de viver socialmente. É algo que tem de desenvolver;

Outro motivo para o bullying  ser frequente em escolas é que estas são os lugares onde se inicia o convívio com pessoas de sexo, aparência e gostos diferentes, onde a falta de compreensão é grande, podendo causar o estranhamento entre colegas de classe.



vítima de bullying escolar apresentam: 

-sofrimento calado;

-baixo desempenho escolar;

-absentismo;
-alto nível de faltas disciplinares;



                              *            Bullying Adulto ou Bullying no trabalho:
O Bullying Adulto pode ser conceituado como a exposição dos trabalhadores(as) a ocasiões degradantes durante seu período de trabalho e na execução de suas funções, sendo mais comum em relações de hierarquia(onde o de maior prestígio atua sobre a vítima de menor) e assimétrica. Em muitos dos casos, o subordinado desiste do emprego, sendo forçado pelos colegas de maior valor e antiéticos com sua profissão.
vítima de bullying adulto:
-stress;
-baixa auto-estima;
-insônia;
-baixo rendimento no trabalho;



                              



                              *            Bullying na vizinhança:

 Entre os vizinhos, o bullying condômino é caracterizado pela forma de abuso por comportamento inoportuno, onde normalmente o barulho é usado como arma de fogo, com o objetivo desse comportamento é fazer com que a vítima se mude.

                               

Texto adaptado de: Wikipédia
Imagens retiradas de: mundodastribos, alcatraz.wordpress e bullyingvingancasilenciosa