TI 2012

Colégio Militar de Porto Alegre

Ano: 8º
Turma: 803

Grupo:
Caroline J.
Ignácio
Monticelli
Ocampos
Pedro Reis
Pezda

Tema: Os Perigos da Sociedade Contemporânea.
Subtema: Bullying


terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como lidar com o Bullying? Como combatê-lo?


Formas de lidar com o bullying:

            Para a vítima, o melhor é ser autoconfiante, pois pessoas com a autoestima elevada não são tão afetadas pelo que o agressor faz ou fala, ou ela não são escolhidas como alvo. Se for autoconfiante não funcionou, ela deverá tentar ignorar, esperar o agressor se cansar depois de algum tempo, vendo que a vítima não se importa. A vítima deverá alertar os  pais, pois se ela não sabe o que fazer, eles saberão. Se não funcionar de novo, reaja. Os agressores normalmente só praticam o bullying porque acham que a vítima é inofensiva, e que nunca iria reagir.
Para os pais, manter uma boa comunicação é essencial, pois assim eles conseguem saber se o filho está sofrendo bullying, ou qualquer tipo de agressão. O filho se sentiria na obrigação de contar para os pais. Se o filho se queixar, prestar a atenção, não menosprezar é importante, pois algumas queixas podem ter a ver diretamente com o bullying. Se os pais souberem, não deverão ficar parados e esperar alguma coisa acontecer. Deverão intervir, por mais que o filho não queira. Ele pode demonstrar mudanças de humor, tais como estar feliz em um dia, logo quando ele chega da escola ele está triste. Pode ocorrer também da vítima ter problemas para dormir, pois se sente isolada, sem amigos, sem ninguém para ajudar. No caso dela sofrer agressões físicas, poderá chegar com marcas, roupa rasgada e suja,  falar que caiu, se sujou e que não era nada. 
            Se por algum motivo ele parar de falar da escola, tentar arranjar desculpa para faltar, apresentar comportamento agressivo em casa, poderá ser uma vítima de bullying.     


Formas de combater o Bullying:

Existem várias formas de como combater o bullying. Uma é levar às escolas esse assunto, tratando com as crianças sobre ele, como ele prejudica, como ele afeta o rendimento escolar, dizendo o que significa o termo bullying. Outra maneira é não praticar o bullying dentro de casa, não excluir um membro da família, não fazer brincadeiras de mau gosto. Campanhas escolares ajudam na conscientização do combate ao bullying.
 Amizades sempre ajudam a combater o bullying, pois quando a vítima tem amigos ela, na maioria dos casos,  não se preocupa com o que o “bully” fala ou faz. Temos também que combater direto da fonte. Precisamos que as crianças saibam discernir o certo e o errado, para que elas não pratiquem a agressão, não escondam que estão sendo vítimas, entre outros casos. Devemos também ficar atentos, tentando identificar o agressor e a vítima. As escolas deveriam também fazer palestras com o tema “Bullying” para conscientizar os mais novos e porque a escola é o local onde mais ocorre essa prática.
Mudar de escola resolve esse problema? Em alguns casos, pode até resolver, mas não é muito comum. A pessoa que sofre o bullying possui um comportamento ou uma característica física que a predispõe a ser atacada em qualquer lugar. Pode ser por essa pessoa ser gorda, ser magra demais, falar estranho, ter um jeito estranho, entre outros aspectos que a sociedade foi ensinada a estranhar. A escola devia se preocupar com os alunos que sofrem bullying, pois o ambiente escolar tende a melhorar significativamente, além de incentivar o bom comportamento gerando não só o melhor comportamento, mas também melhores adultos.
Uma dica para identificar o agressor: Costumam ser figuras populares na escola, são agressivos com os colegas, professores, pais e, normalmente, trazem consigo um grupo de seguidores.
No caso de identificar a vítima, pode-se observar as pessoas que aparentam ter uma baixa auto-estima, se isolam do grupo e não têm amigos. Elas podem trazer alguma característica que seja o causador da agressão: Excesso de peso, magreza excessiva, timidez, entre outras características.

Campanha contra o bullying fornecido pelo Altas Horas, programa de Rede Globo. Essa campanha ajuda às vítimas a perderem a vergonha de relatar já terem sofrido de bullying e, com isso, tentarem eliminá-lo de vez da sociedade.


        Imagem retirada de: cantinhobbb.

Bullying nas Histórias em Quadrinhos: Chega de Bullying, CMPA!







A História em Quadrinhos acima foi parcialmente inspirada no Projeto Quebrando o Silêncio, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A HQ conta a história de um menino que sofre de bullying escolar do tipo indireto pelos seus colegas de classe, porém, a vítima recebe ajuda de seus amigos e da professora para ajudar no combate ao bullying no colégio.
Nossa história em quadrinhos contou com a ajuda de uma ilustríssima colega de classe, a aluna Alessandra, que possibilitou para o grupo uma história em quadrinhos mais hilariante e educacional.
Nós, do grupo, achamos que a história é direcionada para as crianças e adolescentes e que ela mostra claramente o sentimento de cada lado do bullying: o da vítima e o do bully. Enquanto a inveja parte do lado opressor e o sofrimento parte do lado oprimido, a história se desenvolve em ambiente escolar e permite que os leitores tenham visão de ambas às partes, deixando-o adquirir um conhecimento mais abrangente do bullying


HQ baseado em : Quebrando o Silêncio