TI 2012

Colégio Militar de Porto Alegre

Ano: 8º
Turma: 803

Grupo:
Caroline J.
Ignácio
Monticelli
Ocampos
Pedro Reis
Pezda

Tema: Os Perigos da Sociedade Contemporânea.
Subtema: Bullying


domingo, 12 de agosto de 2012

Bullying na TV: O Encontro do Bullying com a Fátima Bernardes


No programa da rede Globo "Encontro, com Fátima Bernardes" que foi ao ar no dia 19/07/2012, a apresentadora, Fátima, e seus convidados discutem os temas bullying e stalking (perseguição). Ao longo do programa durante o assunto bullying, ela entrevista artistas que interpretaram papéis que sofreram ou que praticaram a agressão. Artistas que na vida real sofreram bullying, entre eles o ator Daniel Rocha, Roni da novela Avenida Brasil, que conta que achou nos esportes uma forma de criar autoconfiança para se proteger, aprendeu jiu-jitsu e kickbox se tornando campeão sul americano.Ela entrevista também o ator  Renatão que sofria dessa agressão no colégio por ser gordo. Ele conta que tinha uma reação diferente da que costumamos ver, ao invés de se excluir ele partia pra briga, encarava os agressores, e isso o fortaleceu e o fez se sentir mais seguro de quem ele é, tornando-o um exemplo e com caráter de liderança na adolescência e na fase adulta.
Fátima também conversa com um casal, pais de um menino que sofreu bullying no colégio. O menino sofreu cinco anos, mas os pais contam que não sabiam o que era bullying. Eles notaram uma mudança no comportamento do filho a ao verem uma reportagem sobre o assunto, começaram a pesquisar mais e descobriram que seu filho sofria bullying. O menino passou por um tratamento psicológico e mudou de escola, mas a mãe conta que processou a direção e levou emissoras de TV à escola porque um dia encontrou seu filho muito machucado e ao procurar a diretoria não encontrou nenhum responsável. Ela diz também: ‘’ Nós temos um defeito muito grande, só olhar para o problema quando acontece uma tragédia”.
Durante o programa, uma repórter dá informações sobre um caso, de um jovem, Rafael Santos Rodrigues, que sofreu bullying na faculdade, por parte de colegas e de professores. Ao prestar vestibular para Medicina, não passou por causa da nota de redação, ele entrou com recurso, reavaliaram a redação e ele foi aprovado. Seus problemas começaram ao fazer a matrícula, precisou de um mandado de segurança para se matricular no curso, ele ficou fora da chamada da turma porque consideravam que ele não tinha ética para participar das aulas, seus colegas chamavam ele de ‘’janeleiro’’, de ‘’mandado de segurança’’, ele também não tinha acesso(a senha) do e-mail da turma onde professores colocavam trabalhos e atividades. Recentemente a justiça federal condenou a Universidade Federal de Rondônia e dois professores por danos morais e eles terão que pagar multa ao universitário.
Ainda nessa edição, o defensor público Ricardo Batista Souza que está presente no estúdio fala sobre a criminalização do stalking e do bullying. Uma comissão fez uma revisão do código penal, as duas agressões seriam consideradas crimes com penas de 2 a 6 anos para stalking e 1 a 4 anos para bullying. Ele fala que tanto stalking quanto bullying se tratam de uma relação de poder que normalmente ocorre em locais que dificultam a manifestação dessa violência.
Um estudante fala das situações que enfrentou, um psiquiatra explica como os pais devem fazer para reconhecer se o filho sofre dessas agressões e uma professora que coordena um grupo de combate ao bullying nas escolas fala sobre a mediação de conflitos nas escolas.
Abaixo, o vídeo:

Abaixo, o vídeo:



Texto adaptado do próprio vídeo, retirado do próprio canal do grupo no site Youtube