TI 2012

Colégio Militar de Porto Alegre

Ano: 8º
Turma: 803

Grupo:
Caroline J.
Ignácio
Monticelli
Ocampos
Pedro Reis
Pezda

Tema: Os Perigos da Sociedade Contemporânea.
Subtema: Bullying


terça-feira, 31 de julho de 2012

Introdução



Risadas, empurrões, apelidos como “bola”, “magricela” ou “quatro olhos”, muitas vezes vemos isso como brincadeiras, mas na realidade é a falta de respeito à diversidade, é crime.
Atualmente esse crime é chamado de bullying e é bem mais divulgado, em função da mídia e das consequências gravíssimas que atingem não só a vítima, mas toda a sociedade, o que não significa que antigamente não acontecia. As diversas discriminações de altura, peso, riqueza/pobreza que todos nós já testemunhamos ou fomos vitimas delas independente de nossa idade são consideradas bullying.
Ele ocorre igualmente em todos os extratos sociais e é mais típico na adolescência. Na vida adulta ele se torna assédio moral.
Um problema comum no bullying é a vítima demorar para entender que os outros não estão brincando, que estão ridicularizando-a para se divertir ou mostrar coragem no grupo.
Especialistas afirmam que o bullying tem efeito multiplicador, quando as vítimas decidem reagir contra o agressor ou fazer o mesmo com outros colegas, a fim de não serem mais classificados como vítimas.
Vivemos em tempos onde o “ter” é mais valorizado que o “ser”, não há mais grandes preocupações com as regras sociais, convívio coletivo, consequências de nossos atos.
O que afinal é o bullying? Como reconhecer se está sendo praticado ao nosso redor? Como ajudar amigos ou conhecidos que passam por essa situação? Essas e muitas outras dúvidas que temos ao falar nesse assunto serão respondidas e explicadas através de textos, entrevistas e imagens. Os textos serão escritos, em sua maioria, pelos integrantes do grupo com base em sites, reportagens e outros, tendo sempre ao final as fontes de pesquisa. Esperamos que aproveite!



4 comentários: